.: Lena Oxa | Oficial :.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015


For Rainbow Festival de Cinema Cultura e Diversidade Sexual


Nesta edição, For Rainbow traz 21 curtas-metragens e seis longas de cineastas nacionais e internacionais para exibição na Mostra Competitiva Internacional. Dentre os selecionados, o filme brasileiro “Beira Mar”, de  Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, selecionado na 65ª edição do Berlinale, será exibido pela primeira vez no Ceará. “Yorimatã”, de Rafael Saar, eleito o melhor documentário pelo In-Edit Brasil – 7º Festival Internacional do Documentário Musical, e “Nós Duas Descendo a Escada”, de Fabiano de Souza, também estreiam em Fortaleza. O longa-metragem sul- africano “While You Weren`t Looking”, de Catherine Stewart, e “Those People”, do diretor norte-americano Joey Kuhn, são inéditos no país.
Os filmes selecionados para a Mostra Competitiva irão concorrer em 11 categorias ao prêmio Açucena. O Troféu Artur Guedes será entregue aos homenageados dessa edição: a cantora e compositora Angela Ro Ro; o ator, dramaturgo e diretor teatral Ricardo Guilherme; o fotógrafo Tiago Santana; e o Instituto Inegra, uma organização social de mulheres negras que promove os valores étnicos, políticos e culturais das populações negras em uma perspectiva antirracista e feminista.
Uma das novidades da 9ª edição é a Mostra de Cinema Lésbico. Durante o evento, serão exibidos filmes que buscam desvendar como mulheres lésbicas e bissexuais vivenciam suas relações amorosas, familiares e de trabalho. A ideia é sensibilizar o olhar do público para a luta das mulheres contra o machismo e violação de direitos em decorrência de sua orientação sexual.
Além das mostras cinematográficas, apresentações de dança, teatro e música compõem a programação do festival.  Um dos destaques das atividades paralelas é a cantora Angela Ro Ro, que se apresenta na abertura do evento. Na festa de encerramento, a atriz Elke Maravilha divide o palco com o grupo cearense Samba de Rosas.           
Realizado anualmente desde 2007 e concebido como um evento político, educativo e cultural, o festival vem se consolidando como um dos mais importantes relacionados à temática LGBT do Brasil, com uma média de público de cinco mil pessoas por ano. Segundo a diretora executiva do evento, a jornalista e cineasta Veronica Guedes, a cada ano o For Rainbow agrega um maior número de parceiros, abrangendo as mais diversas manifestações de sexualidade e promovendo um debate qualificado sobre o assunto. “Já não podemos mais dizer que o nosso público é apenas LGBT e essa é uma conquista significativa e potente na luta pela diminuição do preconceito”, afirma Veronica.
O For Rainbow é uma realização do Cenapop – Centro Popular de Cultura e Eco-cidadania, ONG que atua no fortalecimento das lutas populares e na disseminação de conhecimentos da realidade sócio ambiental, cultural e histórica das comunidades excluídas.
Júri da Mostra Competitiva Internacional:
André Bloc- jornalista formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2010 e repórter cultural no núcleo de Cultura e Entretenimento do jornal O POVO.
Cintia Calvo- Redatora do LatAm Cinema, um portal que cobre a indústria cinematográfica latino-americana.
Janaína Marques- diretora, roteirista e coordenadora do Laboratório de Criação em Audiovisual/Cinema da Escola Porto Iracema das Artes.
Karla Holanda- cineasta e professora da graduação em Cinema e Audiovisual e do Programa de pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Autora do livro “Documentário Nordestino” (2008).
Uirá dos Reis – músico, diretor e escritor. Lançou os discos “O Fantástico Mundo do SrHiena e de Suas Criaturas” (2001), “Lamentos do Mucuripe” (2002) e “URO” (2008).Faz parte do coletivo “Nós em Fortaleza” e nos últimos anos tem se dedicado a compor trilhas sonoras para cinema.

Lista completa dos filmes selecionados para a Mostra Competitiva Internacional:
Curtas internacionais
“1 mes y 2 días”, de Silvana Lopa (Argentina)
 “Pulsión Sangrienta”, de Gerard Tusquellas Serra (Espanha)
“Schleierhaft”, de Tim Ellrich (Alemanha)
“Shift”, de Maria Cecilia Puglesi (Estados Unidos)
“Havva”, de Guclu Aydogdu (Turquia)
“Tomorrow”. de Leandro Tadashi (Estados Unidos)
“Tant Pis”, de Bruna Rodrigues (França)
“Technical Difficulties of Intimacy”, de Joel Moffett  (Estados Unidos)
“Passionpanther”, de Anna Katalin Lovrity (Hungria)
“Résurgence Commode”, de Guillaume Levil (França)
Curtas brasileiros
“Chanson d’amour”, de Renata Prado (RJ)
“Noturna”, de Nivaldo Vasconcelos (AL)
“Como era gostoso meu cafuçu”, de Rodrigo Almeida (PE)
“Virgindade”, de Chico Lacerda (PE)
“De Terça pra Quarta”, de Victor Costa Lopes (CE)
“De que lado me olhas”, de Elena Sassi e Carolina de Azevedo (RS)
“Amor suspenso”, de Charles  Daves (RJ)
“Arianas”, de Hylnara Anny Vidal Oliveira (CE)
“Lovedoll”, de Debora Zanatta e Estevan de la Fuente  (PR)
“Javaporco” de Will Domingos e Leandro das Neves (RJ)
“Dudu está solteiro”, de Roberto Limberger (SP)
Longas-metragens internacionais
“Naomi Campbell”, de Nicolás Videla e Camila José Donoso (Chile, 2013)
“While You Weren`t Looking”, de Catherine Stewart (África do Sul, 2015)
“Those People”, de Joey Kuhn (Estados Unidos, 2015)
Longas-metragens brasileiros
“Beira Mar”, de  Filipe Matzembacher e Marcio Reolon (RS, 2015)
“Nós Duas Descendo a Escada”, de Fabiano de Souza (RS, 2015)
“Yorimatã”, de Rafael Saar (RJ, 2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário